O que são Roupas Térmicas?

O que são Roupas Térmicas?

Roupas térmicas ou Base Layers são roupas projetadas para gerenciar a umidade do corpo, mantendo-o seco e em temperatura estável.

As roupas térmicas, também conhecidas por segunda pele ou Base Layer, são confeccionadas a partir da alta tecnologia e podem ser usadas em diversas situações, sendo indispensáveis em alguns casos.

Você costuma praticar alguma atividade física, vai viajar para um local frio ou quer apenas se aquecer de forma confortável? Então, continue a leitura e aprenda tudo sobre as roupas térmicas e os benefícios que você nem imagina que elas podem oferecer.

As roupas térmicas normalmente são leves e finas, cujo objetivo principal é manter a temperatura corporal e não permitir que sinta frio. Para garantir sua funcionalidade, devem ficar em contato direto com a pele, dando uma ideia de uma segunda camada de pele e garantindo o máximo de aquecimento.

Normalmente, essas roupas são confeccionadas de lã merino, poliamida, poliéster e em alguns casos combinado com elastano, que proporciona mobilidade e resistência em um único item. Dessa forma, você pode usar uma segunda pele debaixo de casacos mais pesados, caso esteja em um local de frio extremo, ou vesti-la sozinha, em situações de frio moderado.

Graças às tecnologias empregadas na composição destes tecidos, essas roupas podem ser leves e finas e, mesmo assim, conseguem fazer com que o corpo não perca calor e ainda ajudam a eliminar o suor.

Existem diferentes tipos de roupas térmicas, mas, no geral, todas cumprem a função de propiciar uma sensação confortável em diferentes temperaturas. Se você quer evitar sobreposições de muitas blusas e jaquetas pesadas, por exemplo, trata-se de uma ótima opção.

Qual é o material ideal?

Existem diversos tipos de roupas térmicas, feitas de diferentes materiais: naturais ou sintéticos. A maioria dessas roupas utilizam microfibras de poliéster em combinação com outras fibras. O poliéster absorve o suor da pele e faz com que ele evapore, evitando que fique em contato com o corpo e cause assaduras por conta da transpiração.

Em alguns casos, você encontrará o tecido com o nome da marca que o produz. O mais importante é verificar se ele é térmico e se sua elasticidade é boa. Se quiser algo ainda mais completo, busque por algum que ofereça propriedades antiodor e que tenha proteção contra raios solares.

O uso deste tipo de roupa no Brasil não era muito difundido até algum tempo atrás, devido ao nosso clima. Porém, com o aumento do número de brasileiros interessados em viagens ao exterior e preocupados em se vestir de forma correta e não passar frio, elas se tornaram mais comuns. Seus benefícios são vários, sendo que as características mais vantajosas são:

  • Absorve a umidade do corpo, mantendo o corpo seco e a temperatura estável;
  • Gerencia o suor para fora do tecido;
  • Liberdade de movimentos corporais;
  • Pode ser útil em diversas situações e climas;
  • Em alguns casos, evita o uso de várias peças pesadas;
  • Determinados tecidos possuem tecnologia antiodor e proteção solar;
  • Determinadas roupas possuem sistema especial de costura plana, evitando atrito com a pele e gerando maior conforto;
  • Durante a prática de atividades, sejam atividades de lazer ou trabalho, elas impedem que o organismo perca calor, fazendo com que a elasticidade dos músculos funcione melhor.

Ao contrário do que muitos pensam, as roupas térmicas vão muito além das blusas de manga comprida. A variedade de opções para quem vai vesti-la — seja por baixo de outras roupas, seja como única proteção para o nosso inverno moderado — é muito grande. Existem várias peças diferentes, e as mais importantes são:

Blusa

A blusa térmica é o item mais popular, pois, aquecendo os braços e o tórax, a temperatura corporal já se mantém bem mais estável. Normalmente possui meio zíper, ideal para aumentar a respirabilidade em casos de maior transpiração, gerando maior versatilidade ao produto.

Camiseta

Variação da blusa térmica sem meio zíper frontal, tem como principal objetivo, manter o corpo aquecido durante as atividades em temperaturas mais baixas e absorver o suor dispensado pelo corpo. Por essa razão, ela não permite que ocorra o superaquecimento. Além disso, a peça é discreta e pode ser usada debaixo de jalecos e outros uniformes de trabalho.

Calça

A calça térmica também é muito importante — e a grande vantagem é que, por ser fina e com a modelagem mais justa ao corpo, dá para usar até mesmo embaixo de outras calças de uso cotidiano (como as jeans, por exemplo). E, por ser bastante confortável, ela não vai te atrapalhar a andar ou nas atividades diárias.

Bermuda

O funcionamento desse item se assemelha bastante ao da calça. Porém, como as peças são indicadas para todas as temperaturas, a bermuda pode ser usada em ambientes menos frios.

Meia

As extremidades do corpo aquecidas são fundamentais para não sentir muito frio. E, se você é um “pé frio” — no sentido literal da expressão —, esses itens podem ser a solução. Podem ser usadas sozinhas ou colocar outra por cima, para que fique ainda mais confortável dentro do calçado.

Outras peças

Luvas térmicas, tops e até balaclava — uma espécie de “touca” que cobre todo o rosto, exceto os olhos — são peças importantes dependendo da atividade, ambiente e temperatura que irá encarar.

Em quais situações as roupas térmicas podem ser usadas?

Engana-se quem pensa que as roupas térmicas servem apenas para frios extremos. Ao viajar para um local que possui um inverno menos rigoroso, essas peças continuam sendo excelentes soluções.

Para praticar esportes ou ficar em contato com a neve por muito tempo, essas roupas são imprescindíveis! Isso porque elas manterão o corpo aquecido mesmo enquanto o gelo tenta esfriá-lo. Também oferecem benefícios para quem pratica esportes ao ar livre, mesmo que as temperaturas não sejam tão baixas. Voo livre, ciclismo, trilhas e qualquer outra modalidade de aventura que seja feita em meio à natureza pedem o uso dessas peças.

As roupas térmicas também são muito usadas em dias mais amenos se adequando perfeitamente ao dia a dia urbano e, também são muito úteis para empreendimentos nos quais os funcionários trabalham em locais abertos e com alta exposição ao frio, como transportadoras, empresas de segurança, de agricultura e frigoríficos. Isso porque aumentam o desempenho, o bem-estar, o conforto e, consequentemente, a produtividade do profissional.

Considerando as informações, é possível mencionar que a roupa térmica correta é essencial para enfrentar condições climáticas adversas e pode fazer toda a diferença a partir de agora.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×