Qual o material térmico mais conhecido e mais barato?
As roupas térmicas, também conhecidas por segunda pele ou Base Layer, são confeccionadas a partir da alta tecnologia e tem como principal objetivo manter a temperatura corporal.
Essas roupas devem ficar em contato direto com a pele para garantir de forma eficiente sua funcionalidade. E existem algumas características importantes ao procurar uma roupa térmica.
São elas:
Umidade
A umidade entre a pele e a roupa térmica, resulta em uma alta condutividade térmica, o que leva a uma mudança mais rápida da temperatura do corpo em relação ao ambiente.
Para ajudar a manter a pele seca, o material térmico precisa absorver essa umidade para a parte externa do tecido, mantendo a temperatura corporal o mais estável possível.
Secagem rápida
Durante uma atividade de alta intensidade, a transpiração aumenta e pode deixar a roupa térmica molhada de suor.
O aumento da condutividade térmica levará a um resfriamento rápido do corpo durante o repouso ou a atividade de baixa intensidade em clima frio, podendo deixá-lo doente. Por isso, é muito importante a escolha de um material térmico que seja rápido para secar.
Sensação contra a pele
Como a roupa térmica deve ser usada diretamente em contato com a pele, opte por alguma peça que seja feita de um material agradável ao toque, além de uma costura plana para evitar o atrito da peça com a pele, gerando maior conforto durante o uso.
Resistência ao odor
A roupa térmica ideal é aquela que tem tratamento contra a proliferação de bactérias que causam mau cheiro em contato com o suor.
Dessa forma, essa roupa pode ser usada por dias sem lavar, sendo útil para longas atividades ou extensas jornadas de trabalho.
Após ter em mente as principais características para a escolha da roupa térmica ideal, é normal que haja dúvida em relação ao tecido desta roupa.
Isso acontece porque cada tecido possui composição e tecnologia diferentes, proporcionando resultados também diversos de acordo com a sua necessidade.
Existem diversos tipos de tecidos, feitos de diferentes materiais: naturais ou sintéticos.
Os materiais térmicos mais conhecidos são:
- Poliéster
- Lã Merino
Poliéster
O poliéster é a fibra sintética mais amplamente usada para roupas térmicas, pois é relativamente barata e oferece excelente desempenho em certos aspectos – principalmente porque as fibras podem ser unidas em um tecido muito leve, o que torna a peça muito mais durável.
O poliéster seca rapidamente, além de afastar com eficiência a umidade da pele.
Os fabricantes costumam manipular as fibras de poliéster para aumentar seu desempenho e deixá-lo ainda melhor, como por exemplo, oferecer tecidos com tratamento contra a proliferação de bactérias que causam mau cheiro em contato com o suor.
Lã Merino
Por se tratar de uma matéria-prima nobre, retirada das ovelhas da raça merino, originária da Espanha, a lã merino tornou-se reconhecida por fornecer um tecido com um toque superior, elástico e muito suave.
A lã-merino está se tornando cada vez mais conhecida entre os praticantes de atividades ao ar livre e viajantes, isso porque possui naturalmente o tratamento anti-odor e resistência UV, que oferece excelente regulagem da temperatura, além de um toque agradável.
Uma peça feita em lã merino garante respirabilidade ou absorção de umidade de maneira que a pele fique seca, além do equilíbrio e conforto térmico, tanto no frio quanto no calor.
Por que a lã Merino é melhor do que a lã tradicional?
Porque é macia, tem o fio super fino e suave. Uma única fibra de lã merino é ⅓ o diâmetro de um cabelo humano.
Diante de todos esses benefícios naturais, o material possui um custo maior e ainda é pouco conhecido se comparado ao material sintético.
Em geral, o uso de roupas térmicas no Brasil não era muito difundido até algum tempo atrás, por conta do nosso clima.
Isso mudou com o aumento do número de brasileiros interessados em viagens ao exterior e preocupados em se vestir de forma correta e não passar frio, tornando elas mais comuns.
Roupas térmicas no ambiente de trabalho
Com o aumento da popularidade das roupas térmicas, muitos gestores de empresas de diversos segmentos quiseram entender a importância de um colaborador com o vestuário adequado em sua rotina de trabalho e passaram a adotar esse tipo de roupa ao olhar para o individual.
No geral, todas cumprem a função de propiciar uma sensação confortável em diferentes temperaturas, porém, o material térmico mais conhecido e mais barato ainda pode ser encontrado no meio dos sintéticos com o poliéster.